Oficina Identidados de Denise Agassi mostra a vastidão da internet utilizando uma plataforma de busca em banco de imagens.

Labmovel 2013 27

A Terceira oficina da série do mês de Junho levou o Labmovel para o CEU Formosa. Este CEU possui muitas atividades culturais de dança, teatro, música e inclusive um sarau, que segundo Ernestino, coordenador do núcleo de cultura, “é muito bem freqüentado pela vizinhança”. Mas, a oficina com a artista Denise Agassi, chamada Identidados, traz uma outra percepção sobre o uso da internet para esta esfera cultural.

O trabalho de Denise faz uma compilação das imagens que já estão online. Ela criou um banco de dados chamado mediamagia,  em que o participante digita algumas palavras, e o banco de dados organiza um slide show com imagens, resultado da busca em bancos de imagem online como flicker, por exemplo.

Quando a artista Denise Agassi perguntou para a platéia de adolescentes, ao redor de 13 anos, quem tinha Facebook, um mar de mãos se ergueram e nomes de outras redes como youtube e orkut foram gritadas também. Todos tinham acesso a internet, mas uma questão importante de ser colocada é: será que todos sabem como localizar a informação que procuram na internet?

Este grupo não sabia o que era um “tag”, mas estavam acostumados a “marcar” amigos em fotos no facebook. Portanto, esta vivência, ainda em fase de experimentação para a artista (esta foi a primeira vez que o site foi usado pelo público), foi um tanto investigativa.

Labmovel 2013 40

Primeiro os participantes receberam uma ficha para preencherem o nome e o título que queriam dar para o trabalho e uma lista com sugestões de temas. Eles se mostraram um pouco confusos quanto a diferença entre o título e o tema, mas depois de esclarecidos todos começaram a escrever uma lista de palavras que variavam entre: animais, sonhos, sentimentos, futebol e música.

Labmovel 2013 31

O fato da busca não trazer o que geralmente se espera, já se mostrou como um dado interessante para todos, mostrando esta vastidão da internet. Uma única palavra pode ter muitas interpretações, fato já esperado pela artista que mostrou que esta plataforma pode mostrar resultados de diferentes maneiras, mostrando a repetição de imagens sobre um mesmo tema, mas uma certa variedade de imagens também.

Denise explicou que o significado de uma palavra na internet é diferente do significado de uma palavra em um dicionário. Segundo ela, no dicionário encontramos uma definição e na internet encontramos possibilidades.

Labmovel 2013 43

Labmovel 2013 44

Neste dia os vidros externos do Labmovel se transformaram em telas e a imagem escolhida por um participante dentro do carro foi projetada no exterior. Depois de horas de vivência com um público muito interessado em ser “marcado” no facebook, o Labmovel, mais uma vez guardou seus aparatos se preparando para a próxima parada.

Imagens por Lucas Gervilla.