IMG_4338

O Laboratório CEU é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e o Labmovel. O projeto consiste em uma série de atividades que poderiam ser chamadas de oficinas de escuta, em que jovens, crianças, adultos, mulheres e idosos relatam, discutem e indicam no mapa os lugares que frequentam e seus caminhos, bem como seus desejos e expectativas para a região.

Em um dos momentos do mapeamento, as crianças sinalizam os principais locais de convívio, lazer, moradia e passagem, pontos que farão futuras conexões entre o Território CEU Novo Mundo aos pontos afetivos e em uso no Parque Novo Mundo. Em outros momentos, jovens, crianças e adultos são entrevistados a respeito de quais atividades ainda não existentes na região são de seu interesse e poderiam ser oferecidas pelo novo CEU. Diferentes grupos, como os específicos de mulheres e idosos, passam por entrevistas e participam das oficinas, compondo relatos de recorte múltiplo da população da região, cujos dados estão sendo traduzidos e compilados em um mapa online.IMG_4342

Apesar de ainda não ter sido inaugurado, o CEU Novo Mundo já começa a existir no imaginário do Parque Novo Mundo, o que repercute de alguma forma na vida presente e real dos habitantes e envolvidos no projeto de implementação.

O Laboratório CEU Território Novo Mundo é um projeto piloto que poderá ser convertido em uma plataforma de acesso às possibilidades cartográficas que se formam a partir de contribuições orais e escritas, discutidas e desenhadas pela população.

A idéia é que as vivências, experiências e usos dos espaços já estabelecidos na região possam ser observadas como metodologia de escuta para a ampliação da rede CEU.

Equipe Labmovel

Coordenação geral: Gisela Domschke e Lucas Bambozzi

Produção geral: Larissa Alves

Coordenação da equipe de arte-educadores e mediadores: Maria da Penha Brant (The International Escritorinho of Art)

Educadores: Leonardo Polo, Orlando Coelho, Paulo Martins

Mapa online: Eduzal

Vídeo: Lucas Gervilla

Apoio assistência tecnológica: Herbert Baioco

Motorista, apoio técnico: Rodrigo Motora

Redação e redes sociais: Milena Durante

Rolês, caminhadas em foto: Sato Casadalapa

Intermediação local: Rose Silva

Equipe SMDU:

Tereza Herling

Carolina Sacconi

Hannah Machado

Helena Nosek

Priscila Gyenge