Labmovel no SESC Pompéia

Oficinas de cinema expandido

A convite do núcleo Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia, o Labmovel conduziu em dezembro de 2014 uma dupla de workshops em torno de técnicas de edição de vídeo, com duração de dois dias, destinadas a um público nas faixas etárias entre 13 e 60 anos. Pensadas como como atividades em afinidade com o próprio histórico de atuação do Labmovel, cada uma das oficinas e envolveu pesquisadores ligados ao chamado audiovisual expandido – que atuam em conexão direta com o próprio Labmovel ou como colaboradores assíduos.

As oficinas tiveram a seguinte configuração:

Desmontagem:
Oficina de des-edição de filmes e videos, com Lucas Bambozzi e Lucas Gervilla, da Equipe Labmovel.
A oficina propôs exercícios de mudança na estrutura de edição de trechos de filmes e videos conhecidos na história do cinema, tais como:

  • O Encouraçado Potemkim, de Sergei Eisenstein
  • Psicose, de Alfred Hitchcock
  • Nostalgia, de Andrei Tarkovski
  • Amnésia (Memento), de Christopher Nolan

Carga horaria: cerca de 4 horas, no total

Videomapping: Cenários eletrônicos e projeções de vídeo em superfícies específicas, com Fernão Ciampa e Sylvio Ekman, ambos do Coletivo Embolex.

A proposta foi produzir exercícios práticos a partir de técnicas de videomapping usadas na criação de cenários e apresentações envolvendo projeções de vídeo. A partir de situações criadas coletivamente, os participantes montaram objetos que foram mapeados em tempo real com softwares acessíveis.

Carga horaria: cerca de 4 horas, no total

________________

Labmovel no SESC Pompeia:

Dias 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo): das 13h às 17h

Local: Áreas em torno das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia