Depois da semana de atividades na região do futuro Território CEU Pinheirinho D’água em março (link – post introdução),  o Labmovel se prepara para mais uma ação. A proposta desse projeto é buscar entender as complexidades e diversidade do bairro, em um processo que chamamos de “escuta” da região, dando uma atenção especial aos aspectos subjetivos, nem sempre aparentes em estatísticas, censos e mapeamentos.

De 05 a 09 de abril conduziremos atividades com crianças, adolescentes, jovens e idosos no entorno do bairro Artur Alvim, região da Penha, na zona leste, onde será implantado o CEU José de Anchieta. Como vem acontecendo nessas ações, a equipe fez uma série de visitas técnicas preliminares no bairro conhecendo os moradores e gravando entrevistas, em encontros que tiveram a participação ativa de moradores do Cohab I, um conjunto habitacional marcante na região.
cartaz-jose-de-anchieta
O resultado dessa “escuta” permitirá um mapeamento cultural da área, que será utilizado pela SMDU – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano no planejamento urbanístico do entorno do CEU, ligando o mesmo a outros equipamentos e pontos de atividades culturais da região. O relatório serve também como uma fonte de sugestões para a programação do futuro CEU, junto às Secretarias de Cultura e Educação.

Equipe Labmovel

Coordenação geral: Gisela Domschke e Lucas Bambozzi; Produção: Marina Pinheiro Coordenação da equipe de arte-educadores e mediadores: Maria da Penha Brant; Pesquisa: Carolina Sacconi; Educadores: Maria da Penha Brant, Leonardo Polo, Orlando Coelho, Carolina Sacconi, Nara Rosseto; Webmaster e tecnologia online: Eduardo Fernandes; Operações técnicas: Ihon Yadoya; Vídeo: Lucas Gervilla; Motorista, apoio técnico: Rodrigo Motora; Redação e redes sociais: Julia Bac; Rolês, caminhadas em foto: Sato Casadalapa; Coordenação junto à SMDU: Tereza Herling; Produtores locais: Dona Edina; Interlocutores locais: DRE – Penha, Dona Mércia (assistente social – diretora ASSINDIC Cohab 1), Dona Graça (Grupos das Ruas), Sr. Edu (CDM Alvorada) e Sr. Mário (Negritude Futebol Clube), Lucas e Valéria (ARENARTE), Coletivo Batalha do Morcegão, AMMO – Associação dos mutuários e moradores da Cohab 1, Dona Edina, Dona Graça e Vânia. Tereza Aparecida C. N. de Oliveira (Etec);Sr. Anaildo e Escola de Esportes da Cohab – Esfuco;