PROJETOS

LABORATÓRIO CEU: TERRITÓRIOS CEU PINHEIRINHO D’AGUA D’AGUA e JOSÉ ANCHIETA

Em março e abril 2016, Labmovel produziu um mapeamento cultural das regiões norte e leste de São Paulo, para a implantação dos futuros CEUs Pinheirinho D’Água e José de Anchieta. Uma imersão de 1 semana em cada uma das regiões, onde realizamos laboratórios de escuta com diferentes grupos de moradores. Uma prática onde as pessoas informam e produzem sua própria representação do espaço.
Os resultados serão utilizados pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano para a realização do projeto urbanístico dos territórios, e pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação para a elaboração de sua futura programação, respondendo aos desejos dos moradores e incorporando talentos locais.

apoio:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,  Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

 

LABORATÓRIO CEU: TERRITÓRIO NOVO MUNDO

Em 2014, a convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Labmovel realiza, na forma de um projeto piloto, uma série de oficinas com crianças, adolescentes, jovens e idosos nas comunidades do Novo Mundo na Vila Maria.

As atividades com artistas-educadores criam formas de escuta na região, descobrindo e mapeando desejos, intenções e expectativas dos moradores tendo em vista a implantação do Território CEU Novo Mundo.

apoio:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,  Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

 

OFICINAS ESPAÇO EM MOVIMENTO – PROAC

4 oficinas em 4 cidades do Estado de São Paulo

O projeto colocou em prática atividades laboratoriais como a fotografia encenada em uma instituição de saúde mental na periferia de Campinas, a escuta de histórias de crianças nas palafitas da zona norte de Santos, o uso de um drone acompanhando caminhadas para medição do índice de oxigênio nas águas de Ubatuba e a criação de marcos sonoros, invisíveis e geolocalizados na região de Heliópolis.

apoio: Proac – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

Concurso de Apoio a Projetos de Espaços Independentes Vinculados às Artes Visuais no Estado de São Paulo (edital 24/2013 do programa de Ação Cultural)

 

OFICINAS JOGO E IDENTIDADE

4 Oficinas / 5 mulheres na periferia de São Paulo

Cada oficina teve a intenção de compartilhar experiências e conhecimento prático de maneira lúdica e, ao mesmo tempo, criar conexões sociais dentro das diversas comunidades visitadas pelo Labmovel.

apoio: Prince Claus Fund

 

ARTE, TECNOLOGIA E MOBILIDADE

Oficinas na Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, São Caetano do Sul, no ABC paulista, Centro Cultural Monte Azul e Capão Redondo, na zona sul de São Paulo

apoio: Fundação Telefônica – Brasil

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

O início das ações do Labmovel em 2012 foi marcado pelo lançamento de uma chamada para uma residência colaborativa, promovida pelo Arte.mov (Brasil) e NIMk (holanda). Foi uma ação que definiu especificidades para o veículo e permitiu que as iniciativas segintes pudessem ser pensadas de forma complementar, definindo as aptidões do Labmovel em realizar ações rápidas, envolvendo procedimentos de fácil compreensão por parte do publico.

apoio: Mondriaan Fund, Central de Cultura do Ministério de Cultura da Holanda, Fundação Telefônica – Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s